E aí, você precisa fazer a troca do presente que ganhou e não sabe como? Clica no link que a gente te explica

O tamanho não serviu, a cor não agradou, a pessoa já tinha o item, enfim aquele presente recebido não agradou, e você deseja fazer uma troca. O Código de Defesa do Consumidos não obriga a loja ou fornecedor a fazer a troca por gosto ou tamanho, desde que isso seja um acordo entre consumidor e fornecedor.

O recomendado então é que antes de fazer a compra do presente o consumidor se informe sobre a possibilidade e as condições para trocar o produto, por exemplo manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal ou cupom de troca.

A orientação do Procon é que o consumidor mantenha a etiqueta no produto que segundo a entidade ao efetuar a troca deverá prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidação, ou aumento de preço. Lembrando que isso é só para quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor)

O fornecedor não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

Caso o produto comprado apresente algum defeito ou problema, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar. Se o reparo não for realizado dentro deste prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, por devolução do dinheiro ou abatimento proporcional ao preço.

Se o produto for essencial ou se em virtude da extensão do defeito apresentado, a substituição das partes danificadas comprometerem as características fundamentais do produto, a diminuição do seu valor é direito do consumidor a troca imediata ou a devolução do valor pago.

Se o consumidor tiver algum problema para efetuar a troca ele onde procurar o Procon, para formalizar sua queixa.

E se o caso for uma compra pela internet?

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso das compras pela internet o consumidor pode desistir da compra. É direito de arrependimento que pode ser exercido em até sete dias da data da aquisição ou recebimento do produto.

É importante que o consumidor formalize a desistência por escrito e se já tiver recebido o produto deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago.

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