Ao se identificar como delegados, criminosos ligam para pessoas para convencê-las a informar dados de cartões bancários. Pelo menos 30 pessoas já denunciaram terem sido alvo dos golpistas.
A Polícia Civil trabalha para identificar suspeitos de terem clonado o número de telefone de uma delegacia em Santa Maria, na Região Central do estado, para praticar golpes.
De acordo com o delegado Antônio Firmino Neto, responsável pela investigação e titular da 4ª Delegacia de Polícia, que teve o telefone clonado, os criminosos ligam para pessoas se passando por um delegado e tentam convencê-las a fornecer dados de cartões de banco. Pelo menos 30 pessoas já procuraram a polícia para denunciar o esquema e quatro já caíram no golpe.
“Eles dizem que bandidos foram presos em uma operação e que, com eles, foram encontrados cartões de banco. Para supostamente confirmar que o cartão é da pessoa, eles pedem dados desses cartões. Só que não são delegados ligando, não houve operação policial e ninguém foi preso. É um golpe”, explica o delegado Neto.
Para evitar que haja novas pessoas lesadas pelos criminosos, a Polícia Civil avisa que nenhuma autoridade policial vai ligar para as pessoas e pedir dados bancários. Caso isso ocorra, é possível denunciar a situação pelo telefone (55) 3226-1444.