Família de Lupicínio Rodrigues pede inclusão do cantor em indicação ao Oscar de 1945

‘Se Acaso Você Chegasse’ fez parte da trilha sonora de ‘Dançarina Loura’, que concorreu ao Oscar de 1945. Lupicínio não foi creditado. Família ressalta que não busca qualquer indenização ou ressarcimento, apenas o reconhecimento e enviou carta à Academia fazendo pedido.

Com quase 80 anos de atraso, a família do cantor Lupicínio Rodrigues (1914-1974) tenta reparar o que considera uma injustiça contra o cantor. Em carta enviada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o filho de Lupicínio pede que seu nome seja incluído entre os indicados ao Oscar de 1945, na categoria de melhor trilha sonora.

Isso porque “Se Acaso Você Chegasse”, um dos maiores sucessos do cantor e compositor nascido em Porto Alegre, fez parte da trilha sonora do filme norte-americano “Dançarina Loura” (em inglês, “Lady Let’s Dance”), do diretor Frank Woodruff, lançado em 1944. Na premiação do ano seguinte, o longa-metragem concorreu à estatueta de melhor trilha sonora. Lupicínio não foi citado, nem nos créditos do filme, nem durante a premiação.

“É motivo de incompreensão para nós que a contribuição do compositor Lupicínio Rodrigues segue, em pleno ano de 2023, passados mais de setenta e sete anos, sem o devido reconhecimento desta prestigiosa organização de Hollywood referente à autoria e participação na trilha sonora indicada ao Oscar, mesmo sendo um direito inalienável e irrenunciável”, diz a carta assinada por Lupicínio Rodrigues Filho e enviada à Academia

Comente agora mesmo. Dê sua opinião.

Veja o que estão lendo agora no site:

Dica de cinema

7 Prisioneiros

Aos 18 anos, Mateus aceita um emprego em São Paulo para dar uma vida melhor à família no interior. Ele chega à cidade com outros

Leia mais »