Monkeypox/Váriola dos Macacos em Serafina Corrêa

A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, também conhecido como varíola dos macacos. A Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa identificou um caso da doença no município. Trata-se de um homem de 22 anos, saudável, que já está em recuperação e que não apresentou agravamento dos sintomas.

Quais os principais sintomas?
Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.

Existem outros sintomas frequentes?
Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.

Como a doença é transmitida?
A Monkeypox é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Como prevenir?
Fazendo o uso de máscaras e higienizando as mãos.

O que fazer se você sentir os sintomas?
Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita que, em caso de suspeita de infecção pela doença, o paciente procure atendimento o mais breve possível. Ainda, informa que segue monitorando e avaliando a situação da doença no município.

Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa

Comente agora mesmo. Dê sua opinião.