Saiba por que alguns chocolates ficam meio esbranquiçados.

Você já abriu uma barra de chocolate apenas para descobrir que ela está coberta de manchas pálidas ou tem um brilho branco em sua superfície?

Não se preocupe, o chocolate ainda é seguro para comer. Esse fenômeno ocorre quando as moléculas dentro do chocolate começam a se mover ou mudar. Existem dois tipos principais de “esbranquiçamento”.

O primeiro ocorre quando a manteiga de cacau, que é a parte gordurosa do grão, migra para a superfície do chocolate devido ao calor, exposição à luz ou manuseio inadequado. Isso pode aparecer como um brilho branco ou manchas brancas no chocolate.

O segundo, por outro lado, é causado pelo armazenamento do chocolate em um ambiente úmido ou pela exposição do chocolate frio ao ar úmido. Aparece como uma superfície áspera e arenosa e aparência finamente salpicada.

Para criar a aparência suave e brilhante e a sensação na boca do chocolate, é usado um processo chamado têmpera. Isso envolve aquecer e resfriar o chocolate líquido para dar força, brilho e derretimento suave. Quando ele é devidamente temperado, apresenta uma estrutura cristalina que lhe confere um sabor e uma textura harmoniosos.

No entanto, se o chocolate ficar esbranquiçado, ele perdeu sua estrutura cristalina, e o sabor e texturas não estão mais em equilíbrio. O chocolate quando fica assim também pode trazer uma sensação na boca de algo calcário ou arenoso.

Algumas empresas muitas vezes tentam prevenir o embranquecimento reduzindo o teor de manteiga de cacau ou adicionando inibidores como óleos ou gorduras vegetais. Elas também podem adicionar açúcar ou cacau em pó para minimizar o fenômeno durante o processo de fabricação. No entanto, essas adições podem alterar o sabor do chocolate e reduzir sua qualidade.

Comente agora mesmo. Dê sua opinião.