Se você é reservista? Fique atento!

Se você passou para a reserva nos últimos 05 anos. Apresente-se:

A Junta de Serviço Militar orienta aos RESERVISTAS do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022 (inclusive), atenção quanto aos prazos de apresentação do EXAR 2022, exercício regular previsto na Lei Militar.

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica e passou para reserva nos últimos 5 (cinco) anos, deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro, através do Exercício de Apresentação da Reserva – EXAR.

A apresentação pode ser:

– PRESENCIAL na Junta de Serviço Militar, no período entre 09 e 16 de dezembro, portando o Certificado de Reservista para inclusão do carimbo, ou

– via EXARNET através do site www.exarnet.eb.mil.br, no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro de 2023.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O exercício de apresentação é dever do RESERVISTA, e está previsto na Lei do Serviço Militar, sendo que a atualização dos dados cadastrais ou a apresentação poderá ser feita pela internet nos 4 (quatro) primeiros anos. No 5º ano, sendo a última apresentação, esta será obrigatoriamente PRESENCIAL, na Organização Militar em que serviu, ou em outro quartel, ou na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.

Caso o reservista não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano em quartel das Forças Armadas ou na Junta de Serviço Militar do município em que estiver residindo. Nestes casos, será cobrada multa prevista em legislação.

Dúvidas poderão ser sanadas na Junta do Serviço Militar de Serafina Corrêa, localizada na Prefeitura Municipal.

Comente agora mesmo. Dê sua opinião.