Teve início na última semana de 2021, a colheita das maçãs do pomar da propriedade de Daniel e Ildo Comin, nas comunidades Santo Anjo e São João Bosco, no interior de Paraí. A colheita da variedade tipo eva, é a primeira safra comercial da fruta, que possui apenas 6 hectares plantados de macieiras.

O pomar da família Comin foi plantado em 2019, e com dois anos de cuidados já ofereceu uma safra satisfatória. Segundo a Emater, neste ano devem ser colhidas 80 toneladas de maçã em todo município.

Para o extensionista da Emater em Paraí, Orivaldo Trevisan, o cultivo da maçã é uma nova oportunidade que surge para os agricultores do município. “Estamos acompanhando o surgimento de uma nova atividade econômica rentável em Paraí, absorvida pelo comércio local. O nosso clima e solo favorecem a atividade da fruticultura e, a variedade eva se adaptou muito bem ao nosso município”, afirma.

O extensionista, o prefeito Oscar, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Névio Pieta, e representantes do Sicredi de Paraí, estiveram acompanhando a colheita das maçãs no pomar da família Comin. Além da orientação da Emater, o produtor de também conta com incentivos à fruticultura, com serviços para preparação e análises de solo, que devem ser consultados junto da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

*Com informações Departamento de Imprensa Prefeitura Municipal de Paraí.

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *